segunda-feira, 16 de março de 2015

A HISTORIA DO SEU BAIRRO - HOJE PACIÊNCIA

O bairro de Paciência foi uma antiga e importante fazenda de cana-de-açúcar do Brasil, situada na Estrada Real de Santa Cruz, no século XIX. O Engenho da Paciência, como era chamada a fazenda, de João Francisco da Silva, era um ponto de descanso de príncipes e nobres durante as excursões para a Fazenda Real, localizada em Santa Cruz.

Em 1897, com a criação da linha férrea e a Estação Paciência, surgiram os grandes loteamentos como o Jardim Sete de Abril, a Vila Geni, o Jardim Vitória, dentre outros. O rio Cação Vermelho atravessa todo o bairro que fica entre a Serra da Paciência e o Morro de Santa Eugênia.

Na avenida Cesário de Melo, no bairro Cesarinho,próximo a fabrica de guaraná, existe um marco histórico deixado pela família real. É basicamente uma grande pedra polida, deixada para marcar o ponto em que eles passavam, e certamente não se perderem.

No bairro Jesuítas, também há história. Sob a ponte dos Jesuítas há uma grande lenda. Escravos procurariam ali um tesouro que teria sido deixado pela família real. Porém a lenda não confirma o encontro desse tesouro, ou seja, estaria perdido até hoje.

Por que se chama Paciência?

Em Paciência existia, segundo Arnaud Chagas, um ponto de muda e estalagem. Então os cavalos cansados da longa jornada de irem de São Cristóvão à Santa Cruz, eram substituídos por outros. Enquanto, era feita a troca, os passageiros das diligências e carruagens também aproveitavam para um descanso. Tudo isso demandava um certo tempo. E o Imperador, na ânsia de partir, ficava irritado, reclamando da demora, exigindo pressa e ouvindo os constantes apelos dos criados que repetiam: " - Paciência, Imperador, paciência..." Teria sido essa, a origem do nome Paciência, segundo Arnaud Chagas.


Um comentário:

De o seu GRITO, nós ouviremos.