terça-feira, 17 de março de 2015

Historia do seu bairro, hoje Inhoaíba


A "Fazenda de Inhoaíba" era atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz, atual Avenida Cesário de Melo e ficava em frente à "Fazenda Campinho". Com a implantação do ramal ferroviário de Mangaratiba, atual ramal de Santa Cruz, foi inaugurado em 1912, a estação Engenheiro Trindade, chamada posteriormente de Inhoaíba, que consolidou o nome do bairro. Suas terras eram utilizadas para a lavoura do café e da laranja. A partir dos anos 70, a urbanização da área se intensifica, e surgem grandes loteamentos, como o Vilar Carioca e o Vilar Guanabara. Em 1993 o prefeito Cesar Maia emancipou Inhoaíba domo um bairro autônomo de Santa Cruz, porem não se tornou alvo de seus projetos, Favela-bairro e Rio-cidade.

A história da origem do nome é controversa, pois, se era um campo ruim não poderia ser utilizado para a plantação, diz a lenda que este nome teve origem na época das grandes fazendas de escravos e a fazenda pentencia ao Sr. Aníbal, mas os escravos o chamava de Sinhô Aníbal ou "Inho Aniba", dando origem ao nome Inhoaíba. O nome é uma corruptela de NHU (campo), AHYBA (ruim), denominação dada pelos indígenas à baixada entre a serra de mesmo nome e Campo Grande.7


3 comentários:

  1. Boa tarde,o blog poderia desenvolver mais histórias locais, no intuito de preservar a memória dos cidadãos que habitam em locais pouco explorado pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,o blog poderia desenvolver mais histórias locais, no intuito de preservar a memória dos cidadãos que habitam em locais pouco explorado pelo conhecimento.

    Responder

    ResponderExcluir

De o seu GRITO, nós ouviremos.